Como utilizar adequadamente o espaço da sua marcenaria

Você sabe como aproveitar os espaços de sua marcenaria adequadamente?

É necessário criar um fluxo de uso de máquinas ou de mão de obra para melhor desempenho? Quais equipamentos são indispensáveis?

A melhor utilização do espaço e dos recursos disponíveis resulta na máxima eficiência do método produtivo e na redução dos custos de produção.

Layout adequado

Se o objetivo for produzir móveis sob medida, você deverá criar um fluxo dentro de sua marcenaria que propicie a melhor circulação entre bancadas e equipamentos.

Equipamentos importantes em sua marcenaria

Três máquinas estacionárias podem atender suas necessidades básicas: serra esquadrejadeira; coladeira de borda manual e furadeira de bancada.

Além disso, é importante que o marceneiro possua um compressor de ar compatível com a necessidade da marcenaria, que pode ser usado tanto para limpeza do ambiente quanto dos equipamentos.

Equipamentos de apoio também são essenciais, sendo eles: furadeira, parafusadeira à bateria, tico-tico e, é claro, uma lixadeira orbital.

 

Disposição dos equipamentos

O mais indicado é que seja feito o corte do material no fundo do espaço e que o móvel siga seu fluxo no sentido da porta ou expedição, desta forma, é viabiliza o carregamento na saída do móvel e também diminui a movimentação destas peças dentro da marcenaria.

Ambientação

Iluminação clara, favorável e piso áspero para evitar acidentes sobre o pó da madeira. Além, é claro, de portas de acesso que sejam amplas para a entrada e saída de materiais e pé direito acima de 2,60cm.

Vale ressaltar que é importante que a sua marcenaria esteja sempre protegida e conte com extintores de incêndio, em caso de acidentes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.