Você sabe como aproveitar os espaços de sua marcenaria adequadamente?
É necessário criar um fluxo de uso de máquinas ou de mão de obra para melhor desempenho? Quais equipamentos são indispensáveis?
A melhor utilização do espaço e dos recursos disponíveis resulta na máxima eficiência do método produtivo e na redução dos custos de produção.
Layout adequado
Se o objetivo for produzir móveis sob medida, você deverá criar um fluxo dentro de sua marcenaria que propicie a melhor circulação entre bancadas e equipamentos.
Equipamentos importantes em sua marcenaria
Três máquinas estacionárias podem atender suas necessidades básicas: serra esquadrejadeira; coladeira de borda manual e furadeira de bancada.
Além disso, é importante que o marceneiro possua um compressor de ar compatível com a necessidade da marcenaria, que pode ser usado tanto para limpeza do ambiente quanto dos equipamentos.
Equipamentos de apoio também são essenciais, sendo eles: furadeira, parafusadeira à bateria, tico-tico e, é claro, uma lixadeira orbital.
Disposição dos equipamentos
O mais indicado é que seja feito o corte do material no fundo do espaço e que o móvel siga seu fluxo no sentido da porta ou expedição, desta forma, é viabiliza o carregamento na saída do móvel e também diminui a movimentação destas peças dentro da marcenaria.
Ambientação
Iluminação clara, favorável e piso áspero para evitar acidentes sobre o pó da madeira. Além, é claro, de portas de acesso que sejam amplas para a entrada e saída de materiais e pé direito acima de 2,60cm.
Vale ressaltar que é importante que a sua marcenaria esteja sempre protegida e conte com extintores de incêndio, em caso de acidentes.
Parabéns Léo pelas suas dicas! É legal vê uma pessoa como você, amante da profissão e cativo! Você não tem necessidade de ensinar ninguém, mais o faz pelo amor a sua profissão.