Tipos de clientes e como atendê-los

Tipos de clientes e como atendê-los

Esta é a última matéria de nossa série “Como melhorar o atendimento na marcenaria”. Espero que tenham gostado.

Hoje vou abordar dois tipos de clientes para que possamos entender melhor como realizar seus sonhos e suprir suas expectativas.

Cliente Orador

É difícil comprar seu serviço, pois é um cliente extremamente calculista quanto a custos, está sempre ligado nas tendências, e traz muitas informações, mas aumentar a venda com esse cliente é bastante complexo.

Ele barganha sempre, mas adquire pouco. Sempre terá a tendência de transmitir informações e nunca de criar elo com a marcenaria.

Solicitará orçamentos e pesquisas de valores e não efetuará a venda. Seu ponto positivo está na oportunidade adquirir informações em relação a competidores do bairro.

Como atender o Orador?

A comunicação com o orador é objetiva, a proposta deve ser alinhada, tudo muito bem organizado.

Daí a importância de entender o mercado e suas movimentações, saber explicar as vantagens em contatar seus serviços é primordial.

Expressar a qualidade do seu produto em relação ao concorrente quebra qualquer comparativo de preço.

O orador gosta de fazer negócios com pessoas que possuam argumentos decisivos, e perfil de liderança, de certeza de bom negócio e conhecimento absoluto.

Cliente Executivo

A praticidade na compra fica por conta do cliente mais objetivo de todos o sr. Executivo. Assim, esse cliente, às vezes, mal vai olhar na sua cara, aquela sugestão tão legal de projeto que você pode oferecer, não é importante para ele, e não há nada que faça mudar suas ideias, ele simplesmente é movido por seus próprios instintos.

Como atender o Sr. Executivo?

Primeiramente escute-o, entenda seus gostos e ideias, aprenda com ele, por que não?

Procure sempre atender suas necessidades. Devido seu perfil inflexível, provavelmente terá problemas com muitos marceneiros, poucos serão capazes de gostar de trabalhar com ele, mas na verdade bons marceneiros conseguem trabalhar com qualquer cliente. Aperfeiçoa-se.

Todos os perfis são fundamentais, o que está em jogo é a nossa capacidade de negociação.

E você? Já se deparou com algum outro tipo de cliente? Compartilhe com nossos colegas, deixe aqui sua experiência. Sua opinião é muito bem-vinda

Confira também as duas primeiras matérias da série

Como melhorar o atendimento na marcenaria

Entender as necessidades do cliente é importante para o crescimento do negócio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.