Entenda a diferença entre OSB, MDF E MDP

Entenda a diferença entre OSB, MDF e MDP

Em nosso último bate papo falamos sobre os benefícios em utilizar o OSB na confecção de móveis.

Hoje iremos falar sobre a diferença entre os OSB, o MDF e o MDP. Desta forma, ficará mais fácil você escolher qual matéria-prima será melhor utilizar em determinado tipo de projeto.

Vamos lá!

OSB

O OSB é feito a partir de tiras da madeira que, após passarem por um processo onde são trituradas, são ‘montadas” na mesma direção e sobrepostas.

Após este processo é aplicada resina nas camadas prensadas sob uma alta temperatura, garantindo resistência, rigidez, estabilidade e qualidade uniforme na placa.

Durante o processo de fabricação, o OSB utiliza 96% das toras de madeira, garantindo um ótimo aproveitamento.

MDF

Largamente utilizado pela indústria moveleira, o MDF pode ser adquirido em sua forma crua ou revestido.

Logo, se você pegar uma chapa crua de MDF verá que ela é uniforme, densa e compacta. Isso é o resultado da aglutinação das fibras da madeira com a resina, formando uma placa uniforme.

Este material permite uma maleabilidade maior para quem irá manusear, pois diferente do MDP, a chapa do MDF pode sofrer algum tipo de usinagem.

Da mesma forma que permite realçar curvas, acabamento de pintura, aplicação da laca, cantos arredondados, entalhe, baixo relevo, fazendo com que seja ideal para mobiliário e revestimentos.

MDP

Enquanto o MDF é feito de fibras de madeira coladas com resina e prensadas, o MDP é feito de resíduos de madeira em camadas, onde as mais finas ficam na superfície e no miolo é colocada uma de espessura maior e aí são aglutinadas.

O processo passa por várias prensas onde se aplica resinas de qualidade, logo, garante uma resistência maior.

Desta forma, se diferencia totalmente do antigo aglomerado em que a sua qualidade era questionada.

Como o MDP possui algumas limitações quanto a aplicação de revestimentos e maleabilidade, ele é mais utilizado em estruturas de móveis.

Desta forma, é perfeito para projetos em linha reta como prateleiras, portas, gavetas, aplicação nas laterais dos móveis, fundo, base, etc

Agora que já conhece todas as diferenças, me diga? Você já produziu alguma peça em OSB? Ficou satisfeito?

Poste seus projetos em nossa fan page, mostre as soluções que encontrou para criar móveis diferenciados e garantir a satisfação de seus clientes.

Se você não viu o post sobre OSB em Projetos acesse este link e confira:

Você já utilizou chapa de OSB em seus projetos?

2 comentários em “Entenda a diferença entre OSB, MDF E MDP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.