Ligna 2019

Ligna 2019

Olá profissional da Marcenaria! 

Confira as novidades do maior evento do mundo da indústria da Madeira!

A Ligna 2019 é umas das mais importantes feiras do universo da marcenaria, com sua visão futurista e disruptiva, oferece diferentes opções para o setor. 

É uma ponte para grandes investimentos e soluções inteligentes, considerada a líder mundial em matéria de investimento da madeira e seu processamento.

Acontece em Hannover (Alemanha), e conta com mais de 1.500 expositores de 50 países, conectando Industria, pessoas e tecnologia.

E na edição de 2019 surpreendeu, com temas diversificados:

  • 4º Revolução industrial;
  • Mudança do comportamento no setor;
  • Soluções integradas;
  • Novos Desafios;
  • Futuro.

Além das suas diversas atrações, as máquinas sobre tudo captam o desejo interno de grande parte dos visitantes, vê-las assumindo a produção e oferecendo agilidade e maior eficiência aos processos.

E os robôs?

Brincadeiras à parte, a robótica é de fato a tecnologia que vai transformar o segmento.

Destaque para o processamento inteligentes da madeira, que com variados tipos de sistemas integrados planejam desde o design até o corte da peça. Tudo isso alinhado a uma tecnologia fácil de utilizar e compreender, podendo efetuar comandos até de smartphones.

A tecnologia Nesting, por exemplo, consegue aplicar mais de 30 opções de dispositivo de montagem, e realizar o corte, o sistema aplica os dispositivos de forma eficiente e rápida, processamento em alto nível, que chega até assustar os telespectadores da feira.

Uma das tendências é inserir a realidade aumentada aos processos, no momento da criação e transposição das etapas do trabalho e estado das máquinas.  E claro, a produção e visualização do processo em 3D não poderia ficar de fora.

Hoje a tecnologia toca praticamento todos os segmentos, inclusive a industria moveleira.
A marcenaria 4.0!

A visualização em 3D permite ao profissional maior assertividade nas medidas do corte.  

O Ligna 2019 apresentou soluções como as “all -in-one” tecnologia que reuni várias máquinas autônomas, criando fluxos de trabalhos interconectados. Praticamente a inteligência artificial na marcenaria! Uau incrível!

No geral, a tecnologia invade o contexto em absolutamente todas as áreas do segmento é um caminho sem volta. Seja na produção, na industrialização ou na montagem.

Em suma o evento traz o futuro da indústria moveleira e surpreende, é interessante observar como a tecnologia invade nosso setor, mas afinal, como isso impacta na minha fabricação?

E onde vamos ficar em todo esse emaranhado de fios e botões?

Antes, eu era contra toda e qualquer tecnologia, mas quando descobri que ela poderia melhorar os processos do meu trabalho, eu escolhi que essa adaptação não seria um sofrimento, ao invés disso, um aprendizado.

A certeza que carregamos de todo nosso conhecimento e bagagem, nesse momento deve ser desconstruída. As certezas nos impedem de enxergar o novo.

Se despir do velho e tentar ao menos entender o novo, pode nos tornar maiores ainda. Vamos penar um pouco, mas a recompensa chega!

Isso foi citado no Ligna, será que o marceneiro, o carpinteiro ou o montador e claro, a indústria, estão preparados para esta transformação?

Vou deixar um link de vídeo abaixo, ele está em inglês, mas conseguimos visualizar a magia das máquinas em ação, acompanhe é bem legal!

E você amigo marceneiro, o que acha destas transformações no setor, tem acompanhado?

Conta pra gente como você vê a marcenaria e a tecnologia caminhando juntas. 

Obrigada e até logo!

Um comentário em “Ligna 2019

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.